quinta-feira, janeiro 27

Firmeza!


"Ó DEUS... renova dentro de mim um espírito saudável." (Sl 51:10)

Será que é bom mudar de opinião sobre os outros, a vida, sobre o que fazer? Depende: quem muda de opinião depois de pensar bem e perceber que estava errado, é sábio. Quem não muda de opinião de jeito nenhum é teimoso e fará grandes estragos por não se dispor a corrigir seus erros – afinal, todos erramos às vezes. Já quem se deixa mover por suas emoções e paixões é instável, vive inseguro e errando porque não sabe o que faz.

O rei Saul era assim. Essa história foi mais uma – e a pior – das suas guinadas. Ele eliminara de Israel todos os magos e adivinhos, obedecendo à ordem que DEUS dera a seu povo (Dt 18:10-11). Agora, tendo perdido contato com DEUS, voltou atrás e foi consultar uma bruxa que ainda vivia escondida por aí. Mas já antes vivia mudando de idéia e criando problemas pra si, seus familiares e amigos, e até para todo o povo que governava. Quando então tomava uma atitude, não pensava nas conseqüências e cometia tolices. Saul havia começado muito bem, orientado por DEUS e seu profeta Samuel, mas parece que logo se encantou com seu prestígio de rei e deixou de submeter-se a DEUS. Ainda tentou manter DEUS no jogo, mas não como Senhor e sim como mero avalista dos seus próprios planos, o que, é claro, não funciona – é ridículo. Ao fazer isso, perdeu o norte, a direção para onde deveria ir e passou a errar de um lado para outro.

O sucessor desse desastrado rei foi Davi, um homem que também cometeu erros enormes, alguns provavelmente mais graves que o de Saul, mas que mesmo assim acabou bem. A grande diferença foi que sempre se voltava de novo para DEUS a fim de corrigir seu rumo. Assim, depois de cometer um dos seus piores pecados, ele implorou que DEUS o purificasse e em seguida pediu um espírito saudável.

Portanto, mudar ou manter a opinião não é tão importante, e sim descobrir a opinião de DEUS e agir de acordo. Mude de uma vida sem DEUS para uma com DEUS – depois não mude mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário