sexta-feira, janeiro 28

A formigas...


"As formigas, criaturas de pouca força... armazenam sua comida no verão." (Pv 30:25)

Você certamente já foi incomodado por formigas! Parece não haver insetos mais numerosos, e elas proliferam em todos os continentes, exceto na gélida Antártida. Em várias partes do mundo ainda se descobrem espécies antes desconhecidas.

No versículo em destaque, o sábio Agur cita a formiga para dar um exemplo de sabedoria e diligência. Ela realiza coisas admiráveis, mas é totalmente movida pelo seu instinto inato. Já nós temos a vantagem da inteligência para governar a nossa vida – especialmente o cristão, com a direção de DEUS. Tito, um servo de DEUS, foi deixado por Paulo na Ilha de Creta para ensinar os cristãos. No fim da carta que lhe escreveu, Paulo acrescenta várias instruções pessoais, sabendo que Tito era fiel e capaz de agir no que fosse necessário para o bom andamento do trabalho. Queria encontrar-se com Tito no lugar onde passaria o inverno. Aos colegas enfatizou a "prática de boas obras" – que fossem produtivos nos seus trabalhos – tal como as formigas!

Você dá valor às responsabilidades que lhe são atribuídas? Tal atitude é gerada cedo na vida, quando a criança recebe deveres à altura da idade e das forças que tem e vê nos pais um exemplo a seguir. Depois, como jovem, não fugirá do trabalho. Aos outros, Salomão recomenda que reflitam "nos caminhos da formiga" (Pv 6:6), pois sábio é aquele que age a tempo, o que Paulo pediu a Tito diante da aproximação do inverno. Se Tito não fizesse planos, poderia haver um desencontro e possíveis dificuldades. Quando a pessoa se deixa levar como algum objeto na corrente de um rio, aparecem os problemas. Com razão JESUS disse: "A noite se aproxima, quando ninguém pode trabalhar" (Jô 9:4). Com estas e outras orientações que a Bíblia oferece, a vida proporciona satisfação em alcançar nossos alvos para a glória de DEUS!

Uma receita de vida: trabalhar como as formigas e descansar no amor de DEUS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário