quinta-feira, janeiro 27

No fundo...


"Dentro do peixe, Jonas orou ao Senhor, o seu DEUS!" (Jn 2:1)

Quando a pessoa não aceita o chamado e a eleição de DEUS pelo amor, quase sempre fala por meio da dor. É o caso do profeta Jonas. Embora sua fuga pecaminosa tenha concorrido para uma excelente vitória, ela serviu d mau exemplo pra nós, os posteriores leitores da inspirada história. Enquanto nos tempos de Jonas outros profetas ameaçavam as nações pagãs, ele relata a conversão do povo de Nínive, capital de Assíria, e a misericórdia justamente a um dos povos mais odiados por Israel. Esse livro mostra que o DEUS Eterno não era nacional, ou seja, de Israel e Judá somente, mas de toda humanidade. Ele quer que todos se convertam para que tenham vida.

É importante notar quantas descidas Jonas teve quando desobedeceu ao chamado do Senhor:
1) Desceu a Jope para o navio de alguma nação estrangeira, afastando-se da presença do Senhor.
2) Desceu para o porão do navio, o lugar mais imprestável para permanecer, afim d dormir – era a descida da indiferença, enquanto todos estavam aflitos e desesperados com o vento forte no mar.
3) Quando descoberto e identificado como culpado pela tragédia, a descida para o mar foi sua única possibilidade.
4) Finalmente a descida para o ventre de um peixe, onde DEUS providenciou sua única chance de vida.

Foi exatamente ali, no fim de todos os recursos, que Jonas ora e clama por perdão. DEUS o atende e lhe devolve a vida e a esperança. Foi terrível descer, porém foi essencial para orar de forma bem mais real.

Olhemos para possíveis descidas nossas e oremos ao Senhor, único capaz de libertar e restaurar a vida. A oração, mesmo no fundo do poço, muda a situação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário