domingo, fevereiro 13

Só isso?


"Porque DEUS não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que para com o seu nome mostrastes, enquanto servistes aos santos; e ainda servis." (Hebreus 6:10)

Você já vivenciou alguma situação, algum trabalho ou tarefa que você tenha feito e passou despercebido? Como isso é terrível! Você dá um duro danado e ninguém valoriza, e às vezes nem sequer ouvimos um simples "obrigado". Quando lemos 2Crônicas 27, versículos de 1 a 9, podemos nos perguntar: só isso que falam desse importante rei? Dezesseis anos de reinado e tantas contribuições positivas, mas o cronista só utilizou nove versos para falar de Jotão, um bom rei? Parece injusto; afinal, alguns outros reis inferiores tiveram bem mais linhas dedicadas a eles. Mas quando deixamos esse pensamento humano de lado e lemos novamente o texto, ficamos impressionados, em especial com os versos 2 e 6, que enfocam o caráter e a grandeza espiritual daquele rei.

Fazendo um paralelo com nossas vidas podemos observar que há situações ou momentos dos quais, embora tenhamos feito muitas coisas boas, a maioria não será lembrada ou levada em consideração. Todavia, ao invés de ficarmos revoltados ou desanimados, devemos continuar a fazer o que deve ser feito. Mesmo que os detalhes das nossas ações não apareçam, é preciso cultivar uma vida de valor. Devemos dirigir nossos passos em conformidade com a vontade do Senhor. E quando conseguirmos esse padrão, como será sublime saber que alguém poderá resumir nossa história com aquela gloriosa frase: "Fulano fez o que era reto aos olhos do Senhor".

Mas, se porventura as pessoas não souberem dar o devido valor aos seus feitos, não se preocupe. Melhor ainda será ouvir as palavras de JESUS: "Venham benditos de meu Pai! Recebam como herança o reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo" (Mt 25:34). Por isso não procure a honra dos homens, mas faça o seu melhor, servindo ao Senhor. Pois Ele, somente ELE, é justo o suficiente para lembrar-se e recompensa-lo ao seu tempo. Os bons frutos crescem em silêncio!

Orações...


"Dediquem-se à oração, estejam alerta e sejam agradecidos." (Cl 4:2)

Muitas pessoas oraram a DEUS, não obtiveram a resposta que queriam e por isso desanimaram - sua fé enfraqueceu ou foi até mesmo abandonada. Você já imaginou se DEUS atendesse a todos os pedidos num único dia ou mês? Considerando que boa parte dos mais de seis bilhões de habitantes do mundo fizesse seus pedidos, imagine a confusão!

O Senhor ouve todas as orações e se agrada quando conversamos com ele, expondo nossos problemas, pois isso torna nosso relacionamento com DEUS mais íntimo. Porém, quanto à resposta, DEUS é o único que sabe se merecemos ou não ter um pedido atendido e se isso será realmente bom pra nós. Costumamos pedir coisas para o nosso próprio benefício, porém deveríamos agradecer mais pelo que DEUS faz por nós e orar pelos outros – também por nossos inimigos, como JESUS ensinou (Mt 5:44). Não existe "oração forte" – podemos dizer que o forte da oração não é que ela pode eliminar as irregularidades ao nosso redor, mas mudar primeiro quem ora. Quando somos transformados por DEUS, nossas prioridades mudam, e também nossas orações, que deixam de ser tão egoístas. Passamos a orar mais pelos outros e por nossos governantes; deixamos de pedir bens materiais para rogar à DEUS que nos dê sabedoria e paz. Nossa oração, então, passa a agradar a DEUS, assim como Salomão, quando pediu discernimento para governar e distinguir o bem e o mal (1Rs 3:9-14). DEUS é tão misericordioso que às vezes dá coisas a seus filhos sem que eles tenham pedido – e tantas vezes nem agradecemos!

Confie nos Senhor, exponha a ELE seus problemas e necessidades e espere. DEUS sempre nos ouve, nós é que muitas vezes não queremos ouvi-Lo, só desejamos que nosso pedido seja atendido. Creia que ELE, como bom pai, nos dará o que for melhor pra nós e adequado à nossa situação. Oração é relacionamento, não cobrança!

Será que compensa?


"Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?" (Mateus 16:26)

A sociedade moderna tem como objetivo final a vida fácil. As riquezas e os prazeres têm inebriado o povo. Já não se escolhe uma profissão pelo dom, mas, sim, pela oportunidade de faturamento que ela oferece. Tristemente, temos de reconhecer que até muitos filhos de DEUS têm sido levados pelo "canto" de Mamom e, em vários casos, têm servido a ele (ao dinheiro). Onde isso vai parar? É uma pergunta que ninguém se atreve a responder.

Por que querer ganhar mais do que o suficiente? Será que existe necessidade de provar um prato de comida diferente todos os dias? O homem é reconhecido pelas roupas que veste, ou pelo caráter que possui? Os valores têm sido invertidos, e isso tem contaminado até os conhecedores da palavra. Seria isso algo novo, ou a humanidade já passou por estágios semelhantes? Bem, JESUS advertiu que os dias que precederiam Sua vinda seriam iguais aos que precederam ao Dilúvio (Mateus 24:37-39). Naquela época, o pregoeiro Noé avisava da destruição que viria, a qual ninguém deu atenção. A história se repete.

As palavras do Mestre já foram pronunciadas, e ELE as deu em forma de perguntas. Dessa forma, é preciso pensar bem para que não sejamos culpados de não termos dado ouvidos a ELE e termos sido enganados por Mamom. Há pessoas "se matando" para juntar um pouco mais de prata, mas o que adiantaria se elas ganhassem o mundo inteiro e perdessem a alma? A vida aqui é transitória e passa bem mais rápido do que pensamos. Seria possível usar a fortuna para resgatar a alma da destruição eterna? Devemos nos cuidar para não cairmos nessa "cachaça" que tem embebedado milhões de pessoas em todos os países. Há alguns que agem desonestamente, pensando que, assim, poderão guardar dinheiro para uma velhice melhor. Mas o que adiantaria se elas ganhassem o mundo inteiro e perdessem a alma?

A quem vc tem ouvido?


"...a fé vem pelo ouvir!" (Rm 10:17)

"Não temas, crê somente". Foram essas as palavras de JESUS CRISTO a Jairo no momento em que ele recebeu a trágica notícia da morte de sua filha. O Senhor sabia que aquela hora era decisiva e que a insegurança ou a dúvida poderiam abrir as portas para que o espírito de medo possuísse a alma daquele homem. A voz da situação dizia: "Está tudo acabado, desista". JESUS foi enfático: "Não temas. A menina não morreu, mas dorme" (Mc 5:39). Sabemos que são muitas as vozes que querem ser ouvidas, por isso temos que provar os espíritos para sabermos de onde eles procedem (1Jo 4:1). O medo é o principal inimigo da fé por isso temos que aprender um princípio importante de vida vitoriosa. Depois de ouvir o que diz a situação, ouça o que DEUS tem a dizer a respeito do assunto. Nada termina até que ELE diga que acabou. O que vai definir a vitória ou o fracasso é o que você vai dizer segundo a sua fé. Em quem, de fato, você acredita: na circunstância ou em DEUS?

Jó era um homem de fé, mas a sua alma vivia atormentada por dúvidas e inseguranças. Depois da tragédia que assolou a sua vida e família, ele disse: "Porque aquilo que temia me sobreveio; e o que receava me aconteceu. Nunca estive tranqüilo, nem sosseguei, nem repousei, mas veio sobre mim a perturbação" (Jó 3:25-26). Embora a sua alma estivesse abalada, havia uma convicção em seu coração: "Pois eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra" (Jó 19:25). DEUS virou o cativeiro de Jó e restaurou a sua vida com dupla honra.

Diante do que você está vivendo e do que Deus lhe prometeu, qual é a sua confissão? - "Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos" (Rm 10:8). Sabendo que a fé vem pelo ouvir (v.17), a quem você tem ouvido? Com quem você tem concordado? Com a situação, o diabo, o mundo, os incrédulos ou com DEUS? Lembre-se que há poder na sua concordância (Mt 18:19), e faça da sua confissão de fé uma oportunidade para DEUS operar milagre.

Fuja da parcialidade...


"Não é bom ter respeito à pessoa do ímpio, para derribar o justo em juízo." (Provérbios 18:5)

A verdade deve nortear todas as nossas decisões. Não é correto se deixar levar pelo medo de quem quer que seja e não falar a verdade. Declará-la é manifestar o verdadeiro juízo (Provérbios 12:17). Não se deve torcer o direito, pois a sentença verdadeira levanta a pessoa do justo. Atente para o fato de que "sim, sim e não, não" em tudo é uma ordenança do Senhor (Tiago 5:12).

Daremos conta até das intenções ocultas em nosso coração. Então, não é certo omitir os fatos para ajudar alguém ou para não se envolver em questões alheias. Quando presenciamos um ato ou somos informados de alguma coisa, não podemos furtar-nos de falar o que é correto. Ao tomarmos conhecimento de algo, é como se o nosso DEUS nos tivesse elegido para cooperar com a aplicação da Verdade. É claro que devemos orar e esperar nELE para saber quando e como abrir a boca, pois todo precipitado peca, erra. Se a parte transgressora é conhecida pela valentia ou por algo que possa fazer, não devemos deixar o medo assaltar-nos. Aquele que pode tudo e demanda obediência à Sua Palavra não será tolerante com quem não cumpriu o que ELE determinou. Por outro lado, quem servir ao Senhor irá tê-Lo a seu lado em todos os sentidos. Como nos machuca quando precisamos de uma testemunha que presenciou os fatos e ela os nega, não é verdade? Então, o que não queremos que ocorra conosco não devemos deixar que aconteça com o próximo.

A Palavra de DEUS assevera que, ao falarmos a verdade, manifestamos o juízo. Então, por que negá-la? Ora, se não cumprirmos os mandamentos do Pai celeste, estaremos em falta com ELE. O pior é que quem fala a mentira se faz filho do mentiroso (João 8:44) e, assim, é desligado do Senhor. Além de tudo, JESUS ensinou que da nossa boca só deve sair o "sim, sim e o não, não", pois o que passar disso é de procedência maligna. Que possamos ter a verdade como algo presente em nosso dia-a-dia, alegando assim o coração de DEUS!

domingo, fevereiro 6

Ester


"Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade." (Ef 5:15-16)

Você conhece a história de Ester? Ela aconteceu em um período em que os judeus eram cativos sob a dominação dos persas e seu rei Xerxes. Ester era uma moça judia que foi alçada à posição de rainha. Uma conspiração armada por Hamã, um membro da corte, pretendia o extermínio em massa dos judeus. Ester estaria relativamente segura em sua condição de rainha; seu povo, porém, condenado. É então que o tio de Ester, Mardoqueu, lhe envia uma longa mensagem que resumidamente dizia: Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha? Há quem pense que DEUS traçou um destino detalhado para cada pessoa – o "está escrito".

Queremos sempre compreender o que está escrito ao nosso respeito, qual a vontade de DEUS pra nós, se deveríamos nos esforçar se o que acontecerá já está escrito... Logo entenderemos que nem sempre o Senhor determina planos detalhados para nós, e sim, ELE tem o propósito de nos abençoar e abençoar pessoas por nosso intermédio. ELE é o Senhor da história e tudo será conforme ELE quer, mas temos a liberdade de escolher se queremos participar.

Sei que não somos reis nem rainhas, porém cada um de nós tem um espaço único na família, vizinhança, trabalho, escola, onde só nós chegamos. Nós servos de DEUS somos sementes do amor dELE, plantadas por este mundo afora. Cabe a nós aceitarmos ser instrumentos dELE e frutificar. Afinal, o que está escrito a nosso respeito é que DEUS nos ama e nos deu a grande honra de sermos seus cooperadores. Cooperar com DEUS é uma honra ao alcance de todo cristão.

Boas orientações...


"E sucedeu, depois da morte de Josué, que os filhos de Israel perguntaram ao SENHOR, dizendo: Quem dentre nós primeiro subirá aos cananeus, para pelejar contra eles?" (Juízes 1:1).

Se a cada passo nosso perguntássemos ao Senhor o que fazer – assim como fez o povo de Israel após a morte de seu líder –, sem dúvida seríamos guiados por ELE e não perderíamos batalha alguma. As tentações são reais e, por trás de todas elas, está o inimigo, que vem com o propósito de roubar, matar e destruir (João 10:10). Por isso, devemos vigiar para não deixá-lo se aproximar, porém, infelizmente, temos agido como pessoas que gostam de brincar com o pecado. Temos de dar a devida atenção ao Senhor, o qual nos adverte sobre o que o maligno planeja fazer conosco, ao andar ao nosso redor, bramando como leão. (1Pedro 5:8)

Josué aprendeu muito com Moisés, pois esteve ao lado dele por décadas e foi escolhido pelo próprio DEUS para suceder àquele grande servo do Senhor. Josué recebeu promessas maravilhosas da boca do Altíssimo, mas, como acontece com todo aquele que nasce neste mundo, ele morreu. Entretanto, naqueles dias, Israel já tinha aprendido o suficiente para, por exemplo, não fazer como os pássaros que, quando ouvem um estrondo, voam sem rumo e caem nas redes. Ao contrário, os israelitas reuniram-se e oraram ao Todo-Poderoso, pedindo-Lhe direção.

Se fizéssemos assim em todos os momentos, antes de cada decisão, seríamos guiados e não tropeçaríamos. Veja, as tentações só derrubam aqueles que se acham fortes e agem como certo fariseu citado por JESUS em uma de suas parábolas (Lucas 18:9-14), o qual se considerou melhor do que os demais homens. Já quem faz como o publicano, que foi justificado ao orar pedindo clemência, sabe que precisa da misericórdia divina e por ela suplica.

Não brinque com a tentação; você tem o poder de dizer não para ela. Quem precisa resistir ao diabo é você – e, se o fizer, ele fugirá (Tiago 4:7). No entanto, se "brincar com fogo", consequentemente se queimará!

Vingança


"Tenham cuidado para que ninguém retribua o mal com o mal, mas sejam sempre bondosos uns para com os outros e para com todos." (1Ts 5:15)

De vez em quando somos confrontados com situações em que sentimos o desejo de vingança. O próprio JESUS reconhece o fato de que, na caminhada da vida, encontramos pessoas que se tornam nossos inimigos – aqueles que naum simpatizam conosco. E então, como tratá-los? JESUS ensinou que devemos amá-los e orar por eles (Mt 5:44) e Paulo instrui-nos a nunca buscar a vingança, mas a fazer todo o possível para viver bem com todos. A verdade é que quando trabalhamos para promover a paz, o desejo de vingança desaparece e se torna oportunidade e motivo para fortalecermos a nossa fé, animarmos nosso amor e fazermos o bem.

Vivemos em dias difíceis: desejo de vingança, aflições, tribulações, tristezas causadas por outras pessoas, momentos de ira. Talvez vc esteja passando por essas e outras situações em sua vida. A Bíblia ensina que nunca devemos vingar-nos ou retribuir com o mal, mas a deixar tudo nas mãos de DEUS.

Tudo pode ser transformado em vasilhas imaginárias, cheias não de mal, mas de coisas boas dadas por DEUS. Entregue seus maus sentimentos a DEUS e assim, você estará vencendo o mal pelo bem e viverá em paz com todos. O amor de DEUS vence os maus sentimentos em nossa vida.

Caminhos seguros...


"As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem." (Jo 10:27)

Se DEUS está falando ao seu coração, não resista. O caminho da resistência é feito de dores e muitos sofrimentos. Foi por causa da dureza do coração do povo de DEUS que o profeta Jeremias disse: "Os meus olhos choram, e não cessam, porque não há descanso" (Lm 3:49). Muitas vezes, DEUS tem apontado o caminho das águas de refrigério para dar descanso às almas feridas, mas muitos se recusam a ouvir a voz do Bom Pastor. ELE diz: "Este é o descanso, dai descanso ao cansado; e este é o refrigério; porém não quiseram ouvir" (Is 28:12). A recusa em ouvir a voz do Espírito aponta para um grave problema espiritual. "Já vo-lo tenho dito, e não o credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito. As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem".

Seguir a JESUS CRISTO significa andar por caminhos seguros. Mas a resistência ao conselho do Senhor não apenas comprometerá a paz do coração, como trará as conseqüências da desobediência. Elas se manifestarão entre outras coisas como fardos emocionais e espirituais desnecessários, que amarram a vida de pessoas em todos os sentidos. Estes males poderiam ser evitados se as palavras do Senhor fossem ouvidas e cridas. Pare e pense! O arrependimento é via de retorno para os braços do Pai. Eles continuam abertos para receber os filhos arrependidos (Mt 11:28-29). Aproxime-se do Senhor com fé e assuma um compromisso com ELE.

Apoiados na obra de CRISTO na cruz, "cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno" (Hb 4:16). Em Suas veredas você encontrará o descanso que a sua alma necessita para viver na abundância do Espírito Santo. Confie no Senhor e entregue todos os seus fardos em Suas Mãos. Seu coração se encherá de paz "e terás confiança, porque haverá esperança; olharás em volta e repousarás seguro" (Jó 11:18).

Boa consciência


"Combata o bom combate, mantendo a fé e a boa consciência." (1Tm 1:18-19)

Todos nós temos uma consciência que nos alerta para o que é certo e errado. Há quem diga que a consciência é a voz de DEUS na alma humana. Para outros são os olhos da alma, voltados para DEUS. Deveria ser assim, mas nem sempre é, e quando não vivemos com DEUS, a consciência não tem em que se basear e pode enganar-nos. Ela depende de quem a alimenta, e se a entregarmos a DEUS, então, sim, ELE a usará para nos orientar, e é importante prestarmos atenção a ela.

Entretanto, somos sempre tentados a fazer só o que desejamos e não aquilo que a consciência nos aponta. Às vezes falamos mal de alguém e a consciência nos acusa; outras vezes apropriamo-nos de algo que não nos pertence, e novamente a consciência grita. Assim, quanto mais não atendermos à voz da consciência, mais nos distanciaremos da vontade de DEUS. Quando desprezamos a boa consciência, acabamos cauterizando-a, como diz a Bíblia (1Tm 4:2), e o resultado de uma consciência cauterizada (queimada) é o naufrágio na fé. É por isso que também Tiago diz que "quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado" (Tg 4:17).

Portanto, fique atento e sensível à voz da consciência, mantendo-a sempre aberta à vontade de DEUS. Toda vez que surgir a questão: "Será que não devo fazer isso?" é bom que não faça! Se fizer, já poderá estar no caminho errado. Quando a consciência fala, o sinal vermelho já acendeu; não questione, discuta ou racionalize: pare antes que seja tarde demais, para não naufragar na fé.

É necessário viver de modo que a nossa sintonia com DEUS esteja sempre bem ajustada, a fim de que em cada circunstância possamos entender de imediato "qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de DEUS!" (Rm 12:2)

Cresça com CRISTO!


"... e não retendo a Cabeça [CRISTO], da qual todo o corpo [a igreja], provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo com o aumento concedido por DEUS." (Cl 2:19)

Embora João Batista tenha dito sabiamente – "É necessário que ELE cresça e que eu diminua" – somos desafiados pelo Espírito Santo a crescer juntamente com ELE. Para compreender melhor essa declaração, compare-a com as palavras do apóstolo Paulo aos Colossenses. Ele disse: "... e não retendo a Cabeça [CRISTO], da qual todo o corpo [a igreja], provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo com o aumento concedido por DEUS" (Cl 2:19). O fato é que quando CRISTO é reconhecido como Senhor de nossas vidas, ELE é exaltado e entronizado nos nossos corações. ELE toma o lugar que é somente dELE e passa a reinar em nós e através de nós. Em reconhecimento à Sua grandeza, prostramo-nos em humildade e "diminuímos", tornando-nos pequeninos e completamente dependentes dELE. Em contrapartida, prostrados nós somos maiores.

A Bíblia diz que "o Senhor abate e também exalta" (1Sm 2:7). Quando nos humilhamos diante de DEUS crescemos em fé, em graça e força e nos tornamos maiores do que os nossos problemas e dificuldades. Paulo disse: "quando estou fraco, então é que sou forte" (2Co 12:10). A dependência completa do Senhor nos torna gigantes na fé. Quando Golias se levantou contra o exército do Senhor, Davi se dispôs a enfrentá-lo em total dependência do Espírito. À primeira vista, enxergamos Davi como um anão diante do gigante filisteu, mas a história provou o contrário. Quando Golias se levantou com o intuito de destruí-lo, Davi disse: "Tu vens a mim com espada, com lança e com escudo; mas eu venho a ti em nome do Senhor dos exércitos, o DEUS dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado" (1Sm 17:45). Na verdade, Davi era o gigante e Golias o anão.

Prostre-se diante do Senhor, em profunda dependência, e Ele o tornará um gigante na fé. Continue crescendo com Cristo!