sábado, março 19

Quando DEUS se cala...


E disse JESUS: "Pai, se queres, passa de mim este cálice, todavia não se faça a minha vontade, mas a tua." (Lc 22:42)

Em um dado momento JESUS clamou em oração: "Pai se possível passa de mim este cálice". A Bíblia chega a mencionar esta oração de JESUS por duas vezes sem, contudo, obter nenhuma resposta. Quantas vezes você sentiu em sua vida que DEUS esteve calado? Há momentos em que DEUS se cala. JESUS nunca tinha ficado sem resposta em nenhuma de suas orações ao Pai. Mas diante desta petição de seu filho DEUS permaneceu imóvel. Nenhuma palavra ecoou do Céu em favor do filho amado. Diante dos propósitos do Senhor, nós os seres humanos nos encontramos perdidos as vezes. Por que certamente não estamos prontos para servir um DEUS que não se comova com nosso sofrimento.

A expectativa do povo de DEUS é sempre ver a resposta do Senhor em meio ao sofrimento. Em meio às adversidades nós estamos esperando que alguém nos tire do problema. Na verdade esperamos um paraíso aqui na terra, quando na realidade estamos em meio a um mar turbulento. Mas, como muitos homens e mulheres de DEUS, poderemos esperar no Senhor. Ainda temos mais um suspiro. E enquanto houver vida em nós poderemos ter esperança. O salmista diz: "Empurraram-me violentamente para me fazer cair, porém o Senhor me amparou".

JESUS tinha mais uma oração a fazer. E você? Ainda tem força para mais uma vez orar a DEUS? "Sê forte e corajoso, não temas nem te espantes. O Senhor teu DEUS é contigo por onde quer que andares. Você ainda tem forças para vencer. Você ainda é um campeão." Eu creio que foi bem isso que JESUS ouviu o Espírito Santo falar. Então depois de ter ido por duas vezes a seus discípulos e ter os encontrado dormindo, Ele fez sua terceira oração. E a Bíblia diz que então apareceu um anjo do Céu para confortá-lo. Não importa o tamanho do seu problema, e sim o tamanho do DEUS que você serve. O salmista diz: "A destra do Senhor se eleva, a destra do Senhor faz proezas. Não morrerei; antes, viverei e contarei as obras de Suas mãos."

ELE cumpre as promessas!


"Estando plenamente convicto de que ELE é poderoso para cumprir o que prometera." (Rm 4:21)

Abraão, embora vendo seu corpo já amortecido, não desanimou, porque não estava olhando para si, mas para o Todo-Poderoso. Ele não vacilou ante a promessa, mas ficou firme, e não se deixou esmagar pela grandeza da bênção a ele prometida. Quanto mais as dificuldades surgiam, em vez de fraquejar, ele se fortalecia, robustecendo-se ainda mais; glorificando a DEUS por Sua suficiência, e estando "plenamente convicto'' de que Ele era não apenas capaz, mas... abundantemente capaz, generosamente capaz, capaz com recursos ilimitados, infinitamente capaz de "cumprir o que prometera".

Ele é um DEUS de recursos infinitos. Nós é que somos limitados. O nosso pedir, o nosso pensar e o nosso orar são muito pequenos; nossas expectações são muito limitadas. Ele quer elevar-nos a uma noção mais alta e atrair-nos a uma expectação maior e uma apropriação maior dos Seus recursos. Não há limite para o que podemos pedir e esperar do nosso glorioso El-Shaddai; só há uma medida dada para a Sua bênção, e é "segundo o poder que em nós opera".

"Suba à casa do tesouro das bênçãos, pela escada feita de promessas divinas. Com uma promessa, como se fosse uma chave, abra a porta das riquezas da graça e favor de DEUS."

Confie na Palavra!


"Porque a palavra de DEUS é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração". (Hb 4:12)

Confie em DEUS! Não confie em si mesmo, em suas opiniões, emoções e conceitos que se desfazem diante da bíblia. Jesus disse a Satanás: "Nem só de pão viverá o homem, mas de toda Palavra que procede da boca de DEUS." (Mt 4:4). O verbo proceder é literalmente o que vem de DEUS pra você. Essa conjugação afirma que DEUS está sempre se comunicando com o homem por meio de Sua Palavra. A espada do Espírito é a Palavra de DEUS. O Espírito Santo, que está em sua vida, te dá sabedoria, entendimento e força, para vencer os obstáculos da vida, neste mundo tão conturbado que vivemos e cheio de dores.

DEUS ainda fala! Deixe DEUS falar ao seu coração através da Sua Palavra. Medite na palavra de DEUS dia e noite, porque ela é fonte de vida pra você!

Chamados para Transformar


"E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura" (Marcos 16:15)

Um antigo conto narra-nos o trabalho de um homem justo, em Sodoma, tentando salvar a cidade. Ele se aproxima das pessoas, vai de rua em rua, de mercado em mercado, clamando com insistência: "Homens e mulheres, arrependam-se. O que vocês estão fazendo é errado. Acabará por destruí-los e levá-los à morte." Todos riem, mas ele continua clamando. Um dia ele é parado por uma criança na rua. "Não vê que é inútil, senhor?" "Sim," respondeu o pregador. "Então por que você continua?" perguntou a criança. "No princípio," respondeu o justo, "eu estava certo de que poderia mudá-los, agora eu continuo clamando porque eu não quero que eles me mudem." DEUS nos tem escolhido para transformar o mundo. JESUS nos disse que deveríamos ser "sal da terra" e "luz do mundo".

Este é o desejo do Senhor, que todos os homens e mulheres se aproximem dele, que vivam a vida abundante que ELE preparou e que sejam verdadeiramente felizes. E para que todos, sem distinção, tivessem o mesmo privilégio, escolheu a nós, seus filhos, para levar aos corações a mensagem que vem diretamente dos céus. Mas a tarefa não é fácil. As luzes do mundo e os interesses materiais impedem que os olhos de muitos sejam abertos para vislumbrar todas as maravilhas que estão perdendo. Há muitos caminhos aparentemente mais atraentes, que oferecem todo tipo de vantagens, mas que, infelizmente, conduzem à perdição.

Que a alegria do Senhor continue sendo a nossa força. Que continuemos firmes no Caminho, amando e estendendo a mão a todos, testemunhando com fervor que somente em CRISTO estaremos seguros e que o mais importante para nós é saber que nosso nome está escrito nos céus.

Lembre-se: você foi separado para transformar o mundo e não para ser transformado por ele!

Tempo de espera...


"Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de JESUS CRISTO." (Filipense 1:6)

Quantas vezes nós recebemos palavras claras de DEUS, e após isso começamos a mexer "nossos pauzinhos" para que a profecia se cumpra em nossa vida. Queridos, o tempo da espera é um tempo maravilhoso. É tempo de deixarmos DEUS agir endireitando nossa vereda. Não devemos estar ansiosos, procurarmos lugares ou situações nas quais possamos dar uma "forcinha" para DEUS. ELE não precisa da nossa mão para estabelecer em nossa vida aquilo que ELE preparou para nós em sua eternidade. DEUS precisa apenas do nosso coração contrito em sua presença, esperando em fé.

O que o Senhor prometeu para sua vida isso ELE cumprirá. Não desprezemos o tempo da espera. Se hoje você está apenas sentado no banco de sua igreja... esperando, não desanime. Analise todas as situações de sua vida, pois em cada uma delas DEUS o está ensinando para algo que vai chegar em suas mãos, e nunca mais será tirado. Pois ELE não quer dar a você uma circunstância, mas sim algo concreto que não depende de lugar ou momento.

Lembre-se: o sonho, antes de ser seu, é dELE! Sábio você será se discernir o tempo e o modo de tudo acontecer. DEUS nos abençoe nesse maravilhoso tempo de espera.

O barco está balançando!


"E eis que no mar se levantou uma tempestade, tão grande, que o barco era coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo." (Mateus 8:24)

O barco estava balançando. Uma forte tempestade jogava, de um lado para o outro, o barco onde estavam JESUS e seus discípulos. Os homens ficavam mais apavorados a cada minuto que se passava. Deviam estar pensando que logo as ondas iam cobrir o barco completamente e fazê-lo afundar, e eles então morreriam afogados. Naquele instante eles se esqueceram que JESUS estava com eles no barco, e do poder que JESUS tinha para ajudá-los e salvá-los.

Às vezes as dificuldades da vida nos fazem sentir assim, jogados de um lado para o outro, sozinhos na maré dos problemas, do sofrimento, uma tempestade que parece quase nos vencer; e nos esquecemos de que JESUS não saiu do nosso lado, e que ELE tem o poder e o domínio sobre todas as coisas. Ali no barco, JESUS estava à distância de uma voz, um pedido de ajuda dos discípulos. E ELE foi chamado, porém, por um pedido quase sem fé em Seu agir. Isso O aborreceu. Ele já tinha feito tantas maravilhas diante dos discípulos, mas eles ainda não criam nELE totalmente.

Na nossa vida JESUS também está a apenas um chamado de distância, basta levantarmos nossa voz e clamarmos por ELE, e ELE virá em nosso socorro. Mas que possamos praticar a nossa fé em quem ELE é, reconhecendo em nosso interior a majestade e o domínio do Senhor a quem servimos; para que, ao chegar em nosso socorro, ELE encontre em nós um coração cheio de certeza e confiança em Seu agir, o que Lhe fará sentir muita alegria. O Senhor já nos dá tantas demonstrações de que está sempre conosco, e que em momentos difíceis também vai estar ao nosso lado... Só temos que crer nELE, agradecê-lo por tanto cuidado conosco, e descansar na certeza desse cuidado.

Se o barco das suas emoções está balançando, ou de alguma outra área da sua vida, não se alarme. Essa é uma oportunidade para JESUS transformar outra tempestade. Olhe para ELE com fé, clame ao Seu nome, e ELE virá com a solução.

Vigiando as fraquezas...


"Então foi conduzido JESUS pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de DEUS, manda que estas pedras se tornem em pães. ELE, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de DEUS." (Mt 4:1-4)

Se meditarmos nessa palavra aprenderemos algo extraordinário. Pare e pense no porque satanás atacou JESUS em sua fome. É simples! Releia o texto que diz: "E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome." Só quem já passou fome na vida sabe o quanto essa dor é horrível de se sentir, pois deixa o organismo e a mente fracos e propensos a doenças. O corpo fica completamente debilitado. Aí está o segredo de porque satanás o atacou desse jeito: "E, chegando-se a ELE o tentador, disse: Se tu és o Filho de DEUS, manda que estas pedras se tornem em pães." Satanás sabia que JESUS estava sem comer, que estava com as dores da fome, que esta poderia ou não ser uma franqueza em JESUS. No entanto JESUS se manteve firme em seu propósito e o respondeu com a palavra de DEUS.

Assim como JESUS, eu e você somos tentados diariamente. E onde você acha que o diabo ataca a cada um de nós? Simples: em nossas fraquezas. Satanás espera o momento certo para atacar. Esse momento é sempre quando você está extremamente fragilizado por algo, assim como fez com nosso JESUS, esperando os quarentas dias se passarem para atacá-lo na sua maior "franqueza", a fome.

Então vigie suas emoções, seu andar, se descubra, faça uma auto-analise e entenda qual a sua maior franqueza. Fazendo isso, ore a DEUS e no nome de JESUS pedindo forças para suportar os ataques do inimigo, pois eles vêm. O último segredo desta passagem é que JESUS usou a palavra de DEUS para combater satanás. Aprenda a usar essa arma. A última palavra é DEUS em sua vida.

domingo, março 13

A alegria do vinho novo!


"Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida; o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã." (Sl 30:5)

A Palavra do Senhor nos mostra que JESUS em seu primeiro milagre transformou água em vinho (Jo 2:1-9), porque naquele momento festejava-se um casamento, e era necessário o vinho para que se alegrassem. Quando o vinho acabou, acabou-se a alegria, mas JESUS estava lá. Foi naquele momento que DEUS ordenou a JESUS que iniciasse o seu ministério de milagres e maravilhas na terra, transformando água em vinho, e a alegria retornou aquele lar.

Hoje DEUS quer devolver a alegria à você, à sua família . Não importa se os tempos de festa e alegria ficaram no passado e tudo se tornou sem gosto, sem cor e sem beleza, não é o fim. Se JESUS está presente, sempre haverá alegria disponível. Ele deseja que seu coração se encha de fé sobrenatural e creia que não há solo infértil que DEUS, pelo seu poder, não possa fazer frutificar. A começar por você, ELE deseja tocar com unção de alegria e força e transformar sua vida por completo. Quando a alegria e a força são roubadas, a luta se torna desleal e insuportável. Mas hoje DEUS quer tocar a sua vida com a unção do vinho novo, e tornar aquilo que não tem mais beleza em algo muito valoroso.

Creia no seu coração e declare: "Eu creio que hoje mesmo DEUS vai enxugar dos meus olhos toda lágrima, vai arrancar do meu coração toda tristeza e me tocar com unção de força e alegria, e me levantarei na força do Seu poder. Ainda que os dias tenham sido difíceis e as lágrimas tenham comprometido minha visão, hoje DEUS me restaura e posso declarar – o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã!" (Sl 30:5)

Boas lembranças!


"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança." (Lamentações 3:21)

O que passou, passou! Não há nada mais nada que você possa fazer para apagar aquela infeliz circunstância. Você não tem poder para voltar o relógio para traz. Porém, você tem uma imaginação a qual lhe foi dada por DEUS e esta você tem controle. Você pode se lembrar exatamente daquelas coisas que você deseja se lembrar e da maneira que deseja se lembrar.

Quando você se lembra da maioria das coisas boas e positivas, você passa a construir uma imagem de você mesmo como alguém que realiza, como alguém vitorioso, de alguém com a cabeça para cima. É tremenda a importância que essa auto-imagem traz para o seu futuro, suas ações e os resultados que você pode vir a obter. Lembre-se do seu passado como vencedor e você irá agir como vencedor. Não se esqueça, porém, que – infelizmente – a recíproca também é verdadeira.

Na sua mente guarde os tesouros das coisas lindas do passado e a sua memória irá abrilhantar o seu futuro.

Assim conheceremos todos...


"O malfazejo atenta para o lábio iníquo; o mentiroso inclina os ouvidos para a língua maligna." (Provérbios 17:4)

Você, certamente, conhece este ditado popular: "Dize-me com quem andas, e te direi quem és". Ele não está na Bíblia, mas fala exatamente o mesmo que o versículo citado; só não tem a mesma força, pois o texto bíblico é a Palavra de DEUS, a qual jamais será desmentida. Podemos e devemos examinar as pessoas que temos como amigos. Veja bem: se eles têm lábios iníquos – gostam de falar palavras torpes, mentirosas, obscenas ou malignas –, você está agindo erradamente. Quem é amigo de quem gosta de conversa vã está praticando o que a Palavra condena, ainda que apenas no coração. O melhor é ficar longe deles.

Quem observa a Palavra de DEUS, que nos foi dada como o Melhor do Senhor, jamais tropeça, pois nela não há excesso. Como verdadeiro Pai, ELE não somente se interessa pelo bem-estar dos Seus filhos, mas também se esforça para abrir os olhos deles, a fim de que escapem das astutas ciladas do inimigo; no entanto, nem todos dão a atenção devida às advertências divinas. Aquele que não obedece a DEUS não entende por que tanta coisa ruim lhe acontece.

Se tem sentido alegria com as pessoas que contam piadas imundas, mentem, enganam, ou só falam frivolidades, abra os olhos, pois você está trilhando um caminho onde suas obras não serão feitas com santidade e decência, mas, sim, com a participação do diabo. Todos os que agirem com a ajuda do maligno receberão uma pena grande, porque ele tem como único propósito matar, roubar e destruir (João 10:10).

Toda busca intensa terá recompensa!


"Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno". (Hb 4:16)

Estas palavras foram ditas pelo Espírito de DEUS ao rei Asa, logo após uma grande batalha e uma tremenda vitória. Muitas vezes a vitória é mais perigosa do que o fracasso. Na derrota as pessoas se sensibilizam, e humilhadas, recorrem a DEUS com mais facilidade. No sucesso, elas tendem a se sentirem auto-suficientes e confortáveis. Por isso, o Senhor lembrou o rei e todo o seu exército de algo muito importante. Ele disse: "O Senhor está convosco, enquanto vós estais com ele; se o buscardes, o achareis; mas se o deixardes, ele vos deixará".

Embora vivamos numa outra dispensação, e tenhamos de CRISTO a promessa de que não seremos deixados, o principio da busca é o mesmo. "Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração" (Jr 29:13). Através de Azarias, DEUS lembrou o rei de um tempo em que não havia paz. Em outras palavras, Ele estava dizendo ao seu povo que aprendessem com tudo aquilo que eles viveram e se apercebessem de como o Senhor respondera a sua busca.

DEUS não muda! O nosso esforço tem a sua recompensa garantida em DEUS. Tal qual Asa, podemos responder ao seu convite e esforçar-nos. Diz o relato bíblico que, tendo ouvido aquelas palavras, o rei Asa tirou as abominações que impediam o culto a DEUS, renovou o altar e ajuntou o povo. Estes se dirigiram a Jerusalém, ofereceram sacrifícios ao Senhor e decidiram entrar num concerto com Ele, submetendo-se em tudo à Sua vontade.

Uma semente incorruptível


"Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de DEUS, viva, e que permanece para sempre." (1Pe 1:23)

JESUS CRISTO é a semente de DEUS. Ele foi semeado nesta Terra para que os frutos do Seu sacrifício trouxessem salvação a toda humanidade. Ele disse aos Seus discípulos: "Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo caindo na terra não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto" (Jo 12:24). Isso de fato aconteceu quando Ele morreu, foi sepultado e ressurgiu dentre os mortos para a nossa salvação. Paulo afirma que nós estávamos na cruz com Ele, e ali a semente corruptível do pecado foi destruída. Ele disse: "Sabendo isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado. Ora, se já morremos com CRISTO, cremos que também com ele viveremos" (Rm 6:6-8).

Pela fé, podemos colher os frutos do Espírito e viver em novidade de vida. Escrevendo aos coríntios, Paulo afirmou: "Pelo que, se alguém está em CRISTO, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" (2Co 5:17). Em CRISTO, não somos mais escravos do pecado!

JESUS é a Palavra viva que está impressa em nossos corações para guiar-nos em sabedoria. O salmista declarou "o mandamento do Senhor é puro e alumia os olhos. Também por eles o teu servo é advertido; e em nos guardar há grande recompensa" (Sl 19:8-11). Busque conhecer mais profundamente a DEUS e a JESUS CRISTO através de Sua Palavra. "Toda a carne é como a erva, e toda a sua glória como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; mas a palavra do Senhor permanece para sempre" (1Pe 1:24-25).

Arrependimento


"Surgiu João... pregando arrependimento para o perdão dos pecados." (Mc 1:4)

Quando se pergunta a um preso se ele está arrependido e ele responde: "Claro! Veja onde vim parar!", concluímos que se não tivesse sido apanhado, não se arrependeria. Isso é cinismo, não arrependimento. Porém nem sempre há cinismo e sim o remorso, a pessoa sente-se mal pelo que fez. Ou então se entristece por voltar a cair – lutou, tentou, mas caiu de novo. Ainda sim pode ser decepção, vergonha, mas não o arrependimento de que fala a Bíblia.

Arrepender-se do ponto de vista bíblico envolve três passos:
1) Diagnóstico: como toda doença, o pecado precisa ser identificado para ser tratado – não adianta dar-lhe um nome mais agradável. Pecado nada mais é do que fazer valer a nossa vontade em vez da de DEUS (claramente expressa nas Escrituras).
2) Confissão: não basta diagnosticar; nem de tentar explicar, culpar outros. É entender que se trata de uma ofensa inaceitável e reconhecer-se como devedor.
3) Mudanças: arrependimento sem mudança não é genuíno. É como descobrir que se está na direção errada – é preciso abandonar o trajeto e voltar-se para a direção correta (o que em trânsito é chamado, não por acaso, de conversão).

Esse ensino trata-se apenas do ensino bíblico sobre a conversão: reconhecer a própria condição de pecador, confessar a DEUS a incapacidade de reparar as ofensas e curar-se dessa doença fatal, rendendo-se a JESUS CRISTO para ser transformado e viver uma nova vida. Não se quer dizer que o arrependido não voltará a cair, mais isto, quando e se ocorrer, só servirá para um retorno sincero a DEUS, submetendo-se humildemente à ação do seu Espírito, para uma transformação gradual para um dia tornar-se semelhante a JESUS.

As quedas serão oportunidades de aprender um pouco mais a depender do Senhor. Mais do que reconhecer um erro, arrepender-se é mudar de rumo!

Perdão


"Eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados." (Jr 31:34)

Quando se refere ao nosso pecado, a Palavra de DEUS é muito clara. Por exemplo, o apóstolo Paulo explicou que todos pecaram e estão privados da glória de DEUS (Rm 3:23). Isto bastaria para nos fazer pensar sobre as ofensas que cometemos contra o nosso próximo e conta o Pai celeste. Segundo o texto, se DEUS registrasse os nossos pecados, ninguém escaparia; mas o salmista conforta o nosso coração dizendo que com DEUS está o perdão. Quando pensamos em nossos pecados, a Bíblia nos consola com a certeza de que DEUS, em CRISTO JESUS, nos perdoou!

Após sua ressurreição, JESUS disse a seus discípulos que deveriam, em seu nome, pregar o arrependimento para o perdão dos pecados a todas as nações (Lc 24:46-47). Neste sentido é que o apóstolo Pedro disse que: "todo o que nELE crê recebe o perdão dos pecados mediante o Seu nome" (At 10:43). Paulo, no seu testemunho perante o rei Agripa, afirmou que fora enviado aos gentios a fim de que eles recebessem o perdão de pecados. Declarou isso porque tinha certeza de que CRISTO morreu pelo nosso pecados (1Co 15:3).

Todas as pessoas necessitam de perdão, e a bíblia explica como é possível obtê-lo: "quem confessa [seus pecados] e os abandona encontra misericórdia" (Pv 28:13). Ou seja, é preciso admitir e estar disposto a deixar os pecados e crer em JESUS para receber o perdão de DEUS. Quando uma pessoa age dessa forma "os seus pecados foram perdoados, graças ao nome de JESUS" (1Jo 2:12). A certeza do perdão é afirmada no seguinte texto: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça" (1Jo 1:9). Quem confessa seus pecados é perdoado por DEUS e passa a ter uma nova vida, agora como filho de DEUS! ELE nos perdoa e nos capacita a perdoar os outros!

Observador


"O povo ficou observando e as autoridades o ridicularizavam." (Lc 23:35)

A crucificação de JESUS, ocorrida em Jerusalém há mais de 2000 anos, dividiu a humanidade em dois grupos bem definidos: o daqueles que crêem na validade de sua morte pelos nossos pecados e o dos que negam o mérito desse seu sacrifício.

Essa divisão já existiu antes entre os dois malfeitores executados, um à sua direita e o outro à sua esquerda. Um creu: "Lembra-te de mim quando entrares no teu reino", o outro duvidou: "Você não é o Cristo? Salve-se a si mesmo e a nós". O cenário da crucificação inclui diversos outros personagens: mulheres que lamentaram sua morte, soldados que sortearam suas vestes, escribas, fariseus e autoridades que o ridicularizavam, não o reconhecendo como o Messias, discípulos que, amedrontados, permaneceram distantes, com temor dos romanos ou dos próprios judeus. Faziam parte do povo, ou seja, da grande massa humana de homens e mulheres que observava a execução de CRISTO.

Em todos os tempos e em todas as gerações essa mesma história se repete. Cada vez que JESUS CRISTO é anunciado como o Redentor existem os que aceitam e o recebem. Assim, também – e é muito mais numeroso – o grupo dos que somente "observam". Não tomam qualquer decisão, mas reconhecem-no como homem de virtudes. Muitos conhecem seus ensinos, são testemunhas do poder do evangelho na transformação de vidas, mas negam-se a perfilar entre os verdadeiros cristãos.

A situação do observador, freqüentemente, é o passo inicial para uma efetiva decisão ao lado de JESUS CRISTO. E isso se dá pela ação contínua do Espírito Santo que trabalha no coração humano, provocando uma revolução interior cujo desfecho é o da chamada regeneração ou o "novo nascimento". Deixe de ser um mero espectador, se este é o seu caso. Há lugar para você no meio do povo de DEUS, daqueles que com fé e diligência trabalham para a honra e o louvor de CRISTO e para a ampliação de Seu reino.