sábado, janeiro 29

DEUS é fiel!


"Como poderia eu, então... pecar contra DEUS?" (Gn 39:9)

Um jovem mimado pelo pai rico é traído por seus irmãos e vendido como escravo. Mesmo em situação adversa, age com integridade e zelo e colhe prosperidade. Tudo vai bem até ser colocado à prova em uma questão de caráter – saindo-se, aliás, muito bem. Mas em vez de prosperar mais, é acusado injustamente e lançado na prisão imunda.

Quem conhece a história de José do Egito sabe que, anos mais tarde, veio a tornar-se governador do Egito, e nesta posição de honra e poder serviu de instrumento para que a nação de onde o Messias nasceria fosse preservada. O bem resultante da fidelidade de José não se mede pela prosperidade pessoal alcançada, mas pela utilidade que teve para com o plano maior de DEUS – a redenção por meio de JESUS, o CRISTO.

Somos por natureza autorreferidos: consideramos tudo de um prisma pessoal e centrado em nós mesmos. Assim, ao aprender sobre a fidelidade divina, nada mais natural que começar a medir como isto nos beneficiará pessoalmente.

Fidelidade é um dos atributos de DEUS, como amor, por exemplo. ELE é fiel: não fica mudando de idéia, e invariavelmente cumpre suas promessas. Mas é preciso entender que ELE não é um negociante disposto a barganhar em troca de nossa obediência, premiando-nos como crianças comportadas. A fidelidade a DEUS não é um truque para receber suas bênçãos, mas a única resposta apropriada à fidelidade dELE.

Porque DEUS é fiel, a única resposta digna de nossa parte é sermos fiel a ELE!

Planos


"Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina seus passos." (Pv 16:9)

Planejar é estabelecer metas e os meios para atingi-las. Com freqüência traçamos planos de ação para aproveitar melhor nosso tempo, ter sucesso profissional, manter nossa família unida e até mesmo para crescer espiritualmente. Fazer planos não é errado – o problema é não deixar que DEUS interfira neles.

O Senhor é quem vai permitir ou não que nossos planos sejam colocados em prática. Às vezes nosso plano pode parecer perfeito, mas o de DEUS sempre será melhor. Às vezes planejamos algo que parece ser o que DEUS quer, mas ai ELE responde que não. Não é fácil desistir de tudo e cumprir o plano de DEUS, pois muitas vezes isso envolve sofrimento.

Em Atos 16:6-10 lemos que Paulo também tinha um plano (era um bom plano: evangelizar pessoas de certo local), mas o Espírito Santo o impediu e dirigiu-o a outro lugar. Paulo não teve dúvidas: preferiu o plano do Senhor. Max Lucato escreveu: "Não vá para DEUS com opções e esperando que ELE escolha uma de suas preferências... vá até ELE disposto a fazer o que ELE lhe disser!" Então, o que fazer com os nossos planos? A palavra ensina que devemos consagrar tudo ao Senhor e então nossos planos darão certo – pois estaremos fazendo o que DEUS quer. Quando entregamos nossa vida a DEUS e permitimos que ELE a dirija da forma que quiser, ELE cumprirá em nós o Seu plano e tudo dará certo, porque Seus planos são perfeitos e adequados a nós. Confie sua vida e seus planos ao DEUS que conhece sua história, é perfeito e sabe o que é realmente melhor pra você.

Saber pedir...


"Peça o que você quiser e Eu te darei!" (1Rs 3:5)

Estas palavras foram ditas pelo Senhor a Salomão em um sonho profético. Ele respondeu: "Dá, pois, a teu servo um coração entendido para julgar o teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque, quem poderia julgar a este teu tão grande povo?" (1Rs 3:9). Esta resposta humilde mexeu com o coração de DEUS, por isso ELE disse ao seu servo: "Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem riquezas, nem a vida de teus inimigos, mas pediste entendimento para discernires o que é justo, eis que faço segundo as tuas palavras. Eis que te dou um coração tão sábio e entendido, que antes de ti teu igual não houve, e depois de ti teu igual não se levantará. Também te dou o que não pediste, assim riquezas como glória; de modo que não haverá teu igual entre os reis, por todos os teus dias" (vs.11-13).

Salomão pediu sabedoria e DEUS lhe concedeu o desejo do seu coração. Biblicamente, sabedoria é a habilidade de entender e viver a vontade do Pai. Ela vai além do conhecimento, porque não apenas discerne o fato, mas sabe como lidar com ele. Neste sentido, ser sábio significa ser capaz de discernir e viver todo o propósito divino. A boa notícia é que DEUS dá sabedoria a quem desejá-la. Tiago escreveu: "Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a DEUS, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada." (Tg 1:5)

Esta oportunidade divina está bem diante de você! Abra os olhos da fé e você verá que esta situação tem solução, basta você conhecer e praticar os princípios bíblicos de realização. Salomão afirmou que aquele que adquire a sabedoria é amigo de si mesmo e o que guarda o entendimento prosperará (Pv 19:8). Peça a DEUS que o faça sábio em todos os seus caminhos.

sexta-feira, janeiro 28

Cuidado!


"Aquele que pensa estar em pé, cuide para que não caia." (1Co 10:12)

DEUS nos considera responsáveis por aquilo que fazemos. Portanto, "não deis lugar ao diabo" (Ef 4:27). O inimigo conhece as nossas fraquezas e sabe exatamente em que área de nossas vidas somos mais vulneráveis. Se você não quer ser vencido por ele, não ignore os seus ardis (2Co 2:10-11). A praga só não entrará onde não encontrar lugar. Resista-a em nome de JESUS!

Através de Suas leis e mandamentos, DEUS estabeleceu limites para a nossa segurança. Se obedecermos a ELE e a Sua Palavra, ficaremos sob a Sua proteção. ELE disse ao homem: "De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás" (Gn 2:16-17). Mas Eva se deixou envolver pelo encanto da velha serpente. Tal qual ela, Davi também se deixou dominar pela carne e pelo impulso incontrolável de seu coração. Ele abriu as portas de sua casa para o adultério e uma maldição alojou-se em sua família (Leia 2 Samuel 11 e 12). Ele confessou o seu pecado e DEUS o perdoou, contudo, as conseqüências do seu pecado foram inevitáveis. Fuja do pecado enquanto você pode! Eva não percebeu que já estava na linha de ataque quando o diabo feriu toda a humanidade com a maldição do pecado. Por isso, "aquele que pensa estar em pé, cuide para que não caia" (1Co 10:12).

Nós estamos continuamente na mira do inimigo. Se abrirmos as portas, ele não hesitará em entrar e roubar a nossa herança. A presunção e a autoconfiança são armas poderosas em suas mãos. Ele as utilizará contra as nossas vidas para estabelecer a ruína. Então, atente para isso: na obediência você está seguro, mas ao decidir pelo pecado, você se coloca à mercê do diabo, dando a ele o direito de matar. Neste caso, viver ou morrer é uma escolha que somente você pode fazer!

A formigas...


"As formigas, criaturas de pouca força... armazenam sua comida no verão." (Pv 30:25)

Você certamente já foi incomodado por formigas! Parece não haver insetos mais numerosos, e elas proliferam em todos os continentes, exceto na gélida Antártida. Em várias partes do mundo ainda se descobrem espécies antes desconhecidas.

No versículo em destaque, o sábio Agur cita a formiga para dar um exemplo de sabedoria e diligência. Ela realiza coisas admiráveis, mas é totalmente movida pelo seu instinto inato. Já nós temos a vantagem da inteligência para governar a nossa vida – especialmente o cristão, com a direção de DEUS. Tito, um servo de DEUS, foi deixado por Paulo na Ilha de Creta para ensinar os cristãos. No fim da carta que lhe escreveu, Paulo acrescenta várias instruções pessoais, sabendo que Tito era fiel e capaz de agir no que fosse necessário para o bom andamento do trabalho. Queria encontrar-se com Tito no lugar onde passaria o inverno. Aos colegas enfatizou a "prática de boas obras" – que fossem produtivos nos seus trabalhos – tal como as formigas!

Você dá valor às responsabilidades que lhe são atribuídas? Tal atitude é gerada cedo na vida, quando a criança recebe deveres à altura da idade e das forças que tem e vê nos pais um exemplo a seguir. Depois, como jovem, não fugirá do trabalho. Aos outros, Salomão recomenda que reflitam "nos caminhos da formiga" (Pv 6:6), pois sábio é aquele que age a tempo, o que Paulo pediu a Tito diante da aproximação do inverno. Se Tito não fizesse planos, poderia haver um desencontro e possíveis dificuldades. Quando a pessoa se deixa levar como algum objeto na corrente de um rio, aparecem os problemas. Com razão JESUS disse: "A noite se aproxima, quando ninguém pode trabalhar" (Jô 9:4). Com estas e outras orientações que a Bíblia oferece, a vida proporciona satisfação em alcançar nossos alvos para a glória de DEUS!

Uma receita de vida: trabalhar como as formigas e descansar no amor de DEUS!

quinta-feira, janeiro 27

Marca...


"Para DEUS somos o aroma de CRISTO!" (2Co 2:15)

Qual a sua marca pessoal? Como os outros o percebem? Que características sobressaem quando as pessoas se referem à vc?

Os profissionais de branding – construção da marca pessoal – costumam fazer essas perguntas aos seus clientes. Acho que podemos transferir essas perguntas para nossa marca pessoal como cristãos. Como somos vistos? Como nos vemos? Que características marcantes temos? No sermão da montanha JESUS afirmou que seus seguidores são o sal da terra e a luz do mundo. E isso naum é o que "devemos ser", mas o que "já somos" por definição – a nossa marca pessoal que define nossa ação! Todavia, se nosso sal naum salga e se nossa luz naum brilha, perdemos a identidade e a razão de ser, tornando-nos nulos em nossa essência e missão no mundo. Tal como o sal, cristãos exercem uma atitude positivamente subversiva, tornando melhor e mais agradável o ambiente onde estão, misturando-se ao todo, influenciando positivamente, impedindo a deterioração moral e ética e, isso tudo por vezes de maneira imperceptível. Assim é a ação do sal na comida: vc sente que ele está lá mesmo que naum o veja. E quando ele naum está, faz a maior falta.

Igualmente, tal como a luz que revela o que está oculto, mostra caminhos e possibilidades, temos essa ação tb. Como a cidade que naum consegue se ocultar, assim nosso caráter e compromisso real com CRISTO, existindo, fica evidente diante das pessoas. Mas eu pergunto: é assim que os outros percebem vc? Sua presença traz bem estar e alegria a quem está a sua volta? Ou vc é o tipo de pessoa que quando chega, todo mundo muda de assunto? Que tipo de imagem vc transmite às pessoas quanto ao que significa ser cristão? Que tipo de imagem vc observa nas pessoas que se denominam como cristãs?

Que o próprio DEUS construa uma nova realidade dentro do nosso ser para que sejamos sal e luz em meio à falta de gosto e escuridão. Um cristão verdadeiro é como um bom perfume: deixa uma boa lembrança por onde passa.

Por amor...


"O Senhor não se afeiçoou a vocês nem os escolheu por serem mais numerosos... mas foi porque o Senhor os amou!" (Dt 7:7-8)

Um pastor que atuava numa região de minas de carvão foi fazer visitas. O seu caminho o levou para um alojamento onde moravam três jovens. Estavam descansando do seu trabalho duro. O pastor bateu à porta, um dos jovens abriu e, ao apresentar-se, um deles, que estava se barbeando, foi taxativo ao ouvi-lo: "Não interessa!" "Meu jovem, o que não lhe interessa?", perguntou o pastor. "Não me interesso por DEUS, ora!" "Homem", respondeu o pastor, "a questão não é se você se interessa por DEUS. A questão fundamental é: DEUS ainda se interessa por um jovem tão pobre como vc? E eu posso dizer-lhe que sim!". Então aconteceu algo inusitado. Assustado, o jovem encarou o pastor e disse: "Ninguém se interessa por mim. E DEUS deveria...? De onde o senhor sabe disso?"

Ele havia entendido o inexplicável da mensagem de que DEUS – como nos é dito nos evangelhos – procura o perdido. O pastor simplesmente lhe respondeu com a palavra de João 3:16: "Porque DEUS tanto amou o mundo que deu seu filho unigênito – só isso eu queria lhe dizer" – e despediu-se. Ao dar alguns passos em direção a porta, os três jovens o seguiram e um deles disse: "Acerca disso o senhor precisa nos falar mais." E seguiu-se um diálogo esclarecedor.

Quantos vivem nesse mundo como esses jovens! Não se interessam por DEUS e ignoram que na verdade é DEUS quem se interessa por eles. É aquele DEUS que procura por amor. É aquele DEUS que sofre com a perdição do pecador. ELE não olha pra aparência. Não lhe interessa se somos alguém de renome ou não. Não importa se nossa vida traz marcas do pecado. Não importa o quanto já destruímos por causa dos nossos caminhos errados. ELE continua nos procurando. Por puro amor! JESUS procura também por vc! ELE quer restaurar o que está destruído. ELE quer dar-lhe uma nova vida. Você já conhece isso?

A cruz de JESUS CRISTO representa a maior ação de resgate que o mundo já conheceu... Tudo por amor!

No tempo de DEUS!


"Meus caminhos são mais altos que os seus caminhos, e os Meus pensamentos mais altos que os seus pensamentos." (Isaías 55:9)

JESUS nos ensinou que tudo o que pedirmos em Seu nome DEUS atenderá, isso é certo e não há falha. Mas porque às vezes não vemos essa realidade com todos da nossa família? A Palavra de DEUS é a verdade e não muda e nunca mudará, DEUS sabe o momento certo de todas as coisas e com certeza sabe qual é o momento certo de vermos nosso pai, mãe, filhos, irmãos, esposa(o), etc. se converterem ao Senhor JESUS CRISTO. Em alguns casos a conversão é rápida e sem muita dor de cabeça, mas na maioria dos casos não.

Temos de ter muito cuidado com a ansiedade que essas situações trazem, pois queremos converter todas as pessoas que amamos, o mundo inteiro, pois descobrimos algo sem comparação, tão bom que queremos que todas as pessoas sintam o que estamos sentindo, mas devemos colocar tudo nas mãos do Senhor nosso DEUS. O problema é que vivemos em uma geração chamada de "geração fast-food", ou seja, queremos as coisas na mesma hora em que pedimos e no reino espiritual não funciona assim, mas tenha fé, deixe DEUS agir e esteja pronto para quando ELE quiser te usar.

Lembre-se, não é você que converterá o coração de quem quer que seja. Esse papel cabe a DEUS; o Espírito Santo é quem convence do pecado. Nosso papel é estarmos à disposição dELE, assim como Pedro esteve quando DEUS o chamou para ministrar a Cornélio (leia o livro de Atos a partir do cap 10). DEUS é soberano e se disse que se crermos no Senhor JESUS seremos salvos nós e TODA A NOSSA FAMÍLIA isso é a mais pura verdade. Consagre sua vida ao Senhor e o mais Ele fará! Coloque na presença do Senhor aqueles que você quer ver salvo, principalmente os da sua família, pois a Bíblia diz: "Mas, se alguém não cuida dos seus, e especialmente dos da sua família, tem negado a fé, e é pior que um incrédulo." (I Timóteo 5:8).

Firmeza!


"Ó DEUS... renova dentro de mim um espírito saudável." (Sl 51:10)

Será que é bom mudar de opinião sobre os outros, a vida, sobre o que fazer? Depende: quem muda de opinião depois de pensar bem e perceber que estava errado, é sábio. Quem não muda de opinião de jeito nenhum é teimoso e fará grandes estragos por não se dispor a corrigir seus erros – afinal, todos erramos às vezes. Já quem se deixa mover por suas emoções e paixões é instável, vive inseguro e errando porque não sabe o que faz.

O rei Saul era assim. Essa história foi mais uma – e a pior – das suas guinadas. Ele eliminara de Israel todos os magos e adivinhos, obedecendo à ordem que DEUS dera a seu povo (Dt 18:10-11). Agora, tendo perdido contato com DEUS, voltou atrás e foi consultar uma bruxa que ainda vivia escondida por aí. Mas já antes vivia mudando de idéia e criando problemas pra si, seus familiares e amigos, e até para todo o povo que governava. Quando então tomava uma atitude, não pensava nas conseqüências e cometia tolices. Saul havia começado muito bem, orientado por DEUS e seu profeta Samuel, mas parece que logo se encantou com seu prestígio de rei e deixou de submeter-se a DEUS. Ainda tentou manter DEUS no jogo, mas não como Senhor e sim como mero avalista dos seus próprios planos, o que, é claro, não funciona – é ridículo. Ao fazer isso, perdeu o norte, a direção para onde deveria ir e passou a errar de um lado para outro.

O sucessor desse desastrado rei foi Davi, um homem que também cometeu erros enormes, alguns provavelmente mais graves que o de Saul, mas que mesmo assim acabou bem. A grande diferença foi que sempre se voltava de novo para DEUS a fim de corrigir seu rumo. Assim, depois de cometer um dos seus piores pecados, ele implorou que DEUS o purificasse e em seguida pediu um espírito saudável.

Portanto, mudar ou manter a opinião não é tão importante, e sim descobrir a opinião de DEUS e agir de acordo. Mude de uma vida sem DEUS para uma com DEUS – depois não mude mais!

No fundo...


"Dentro do peixe, Jonas orou ao Senhor, o seu DEUS!" (Jn 2:1)

Quando a pessoa não aceita o chamado e a eleição de DEUS pelo amor, quase sempre fala por meio da dor. É o caso do profeta Jonas. Embora sua fuga pecaminosa tenha concorrido para uma excelente vitória, ela serviu d mau exemplo pra nós, os posteriores leitores da inspirada história. Enquanto nos tempos de Jonas outros profetas ameaçavam as nações pagãs, ele relata a conversão do povo de Nínive, capital de Assíria, e a misericórdia justamente a um dos povos mais odiados por Israel. Esse livro mostra que o DEUS Eterno não era nacional, ou seja, de Israel e Judá somente, mas de toda humanidade. Ele quer que todos se convertam para que tenham vida.

É importante notar quantas descidas Jonas teve quando desobedeceu ao chamado do Senhor:
1) Desceu a Jope para o navio de alguma nação estrangeira, afastando-se da presença do Senhor.
2) Desceu para o porão do navio, o lugar mais imprestável para permanecer, afim d dormir – era a descida da indiferença, enquanto todos estavam aflitos e desesperados com o vento forte no mar.
3) Quando descoberto e identificado como culpado pela tragédia, a descida para o mar foi sua única possibilidade.
4) Finalmente a descida para o ventre de um peixe, onde DEUS providenciou sua única chance de vida.

Foi exatamente ali, no fim de todos os recursos, que Jonas ora e clama por perdão. DEUS o atende e lhe devolve a vida e a esperança. Foi terrível descer, porém foi essencial para orar de forma bem mais real.

Olhemos para possíveis descidas nossas e oremos ao Senhor, único capaz de libertar e restaurar a vida. A oração, mesmo no fundo do poço, muda a situação!

Vãs repetições...


"E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos." (Mt 6:7)

A oração não deve ser repetida e nem aprendida. Sabe quando você encontra um livro que ensina galanteios, e ao usá-los para conquistar a pessoa amada, você percebe o quão superficial é a fala? A oração aprendida é do mesmo modo. O discípulo não usa orações prontas; jamais compre um livro com orações poderosas e as repita, é uma forma superficial e errada de se comunicar com DEUS. Com ELE, vale a espontaneidade!

A oração deve ter sinceridade, boa motivação de coração, pois não estamos falando com um Ser que seja insensível aos nossos sentimentos. Em nossas orações devemos evitar repetir fórmulas. Peçamos que Jesus esteja conosco onde estivermos e conversemos com Ele como se estivessemos conversando com um melhor amigo (com o devido temor que é devido a Sua santidade).

Desfrute da liberdade que o sangue de CRISTO nos proporcionou. Se achegue bem pertinho de DEUS através da sua oração, e veja o Seu agir lhe concedendo vitória em todos os dilemas da sua vida!

Limpando a peneira...


"... como também CRISTO amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra." (Efésios 5:25-26).

Um jovem, ainda novo em sua fé cristã, sentia-se desencorajado em suas tentativas de ler e memorizar a Palavra de DEUS. Ele falou a seu pastor: "Não adianta, não importa o quanto eu leia, sempre esqueço o que acabei de ler". O sábio pastor lhe respondeu: "Anime-se. Quando você despeja água sobre uma peneira, não importa a quantidade, não conseguirá retê-la sobre ela, mas, acabará com uma peneira limpa".

Que tipo de relacionamento estamos tendo com a Palavra de DEUS? Temos procurado moldar nossas vidas pelos seus ensinos? Temos dedicado algum tempo para estudá-la? Tem ela produzido frutos em nossas atitudes diárias?

Quando lemos a Bíblia, da mesma forma que o citado jovem, temos dificuldades em assimilar o seu conteúdo. Muitas coisas, quando lemos pela primeira vez, não conseguimos entender. Muitas passagens logo esquecemos. Mas uma coisa é certa: quanto mais lemos as Escrituras, mais purificados somos em nossa vida espiritual. Ela, mesmo que não seja retida em nossa mente, vai nos lavando por dentro e por fora, fazendo aparecer o brilho característico daqueles que são chamados "filhos de DEUS".

Temos nós deixado a Palavra lavar nossas vidas – nossa peneira espiritual? Temos nos colocado como luz do mundo e sal da terra em todos os ambientes que frequentamos? Temos sido, de verdade, a bênção que todo servo de DEUS precisa
ser?

Você tem permitido que o Senhor o purifique, lavando-o com a água de Sua Palavra? Sua vida, assim como a peneira, tem estado brilhando?

Dinheiro


"Conservem-se livres do Amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês tem, porque DEUS mesmo disse: ‘Nunca o deixarei, nunca o abandonarei’" (Hb 13:5)

Moderação é uma palavra que deve fazer parte de nossa vida. Podemos defini-la como qualidade que consiste em evitar exageros. Devemos comer com moderação, trabalhar com moderação, falar com moderação, fazer tudo com moderação. Num mundo desequilibrado em seus princípios, é preciso agir com discernimento para não partir para excessos, principalmente quando se trata de gastar dinheiro. O endividamento tem atingido muitas famílias por não cuidarem direito de seus negócios.

Um dos sinais do amor ao dinheiro é a falta de contentamento com o que já se possui. O consumismo tem seduzido as pessoas que amam o dinheiro, criando a necessidade de gastar sempre um pouco mais do que se recebe. Viver com moderação é buscar o equilíbrio entre o que se ganha e o que se gasta. A moderação também implica economizar para tempos difíceis – guardar um pouco sempre para poder ter o suficiente no futuro. Por outro lado, tudo o que acumulamos nesse mundo, seja pouco ou muito, vai ficar aqui mesmo, e quanto mais o homem possui, mais dificuldades vai enfrentar. Muitas vezes tem mais infelicidade aquele que acumulou fortunas, do que o simples trabalhador que tem pouco dinheiro, mas um sono tranqüilo. Quem tem muito vive com o risco de perder muito em negócios mal feitos ou problemas inesperados. Quem tem pouco não tem muito que perder e ainda tem a chance de crescer.

Mas a maior busca e expectativa do homem deve ser a de acumular tesouros no céu (Mt 6:19-20). Em lugar de sonhar com coisas que perdem o valor a cada dia, deveríamos trabalhar para aquilo que é eterno. Mais do que nos preocupar com finanças, necessitamos do alimento espiritual. Ceder ao consumismo é beber de uma água que sempre faz a sede voltar. Melhor que isso é a “água viva” que JESUS oferece, que satisfaz definitivamente (Jo 4:14). Possuir dinheiro é bom e útil, ser possuído por ele é trágico!

Passado...


"ELE me tirou de um poço de destruição, de um atoleiro de lama; pôs os meus pés sobre uma rocha e firmou-me num lugar seguro." (Sl 40:2)

Paulo, no livro de Tito, descreveu como ele, Tito e todos os cristãos eram antes de conhecer a salvação em CRISTO. Talvez não seja agradável lembrar o que éramos, - e muitos dirão que precisamos esquecer o passado e seguir em frente, pois "O que passou, passou!"... Então, pra que ficar recordando o que passou?

Lembrar como éramos e de onde DEUS nos tirou – um atoleiro de lama – faz com que reconheçamos sua misericórdia em nossa vida. Ninguém, por mais correto e bonzinho que fosse, merecia a salvação. JESUS veio ao mundo e morreu naquela cruz por nossos pecados, por amor, não por méritos nossos. Assim, quando entregamos nossa vida a CRISTO, DEUS perdoou nossos pecados e retirou a lama que estávamos envolvidos, dando-nos uma nova vida. Por amor DEUS transforma pessoas más e egoístas em filhos Seus, aptos a boas obras – após a conversão é que os homens conseguem ser submissos às autoridades, pacíficos, amáveis, mansos (Tt 3:1-2).

Somente conseguimos amar de verdade quando conhecemos o DEUS que é amor! Se você é cristão, lembre-se de como era sua vida antes da salvação para perceber a ação de DEUS e glorificá-lo por sua misericórdia. Testemunhe a transformação realizada pelo Espírito Santo em sua vida e o que você é hoje. As experiências do passado vão motivá-lo a crescer em seu relacionamento com DEUS e permanecer firme na fé.

Se tudo o q foi dito parece um retrato de sua vida, você pode mudar sua história. Reconheça que suas atitudes não agradam a DEUS, arrependa-se dos erros cometidos e entregue a sua vida ao Senhor, para que ELE a renove e dirija. A transformação que DEUS operará em sua vida fará você lembrar de seu passado não com saudade, mas para reconhecer o amor de DEUS por você!

O lenço dobrado!


"E que o lenço, que tinha estado sobre a sua cabeça, não estava com os lençóis, mas enrolada num lugar à parte." (Jo 20:7)

Por que JESUS dobrou o lenço que cobria sua cabeça no sepulcro depois de sua ressurreição? Na palavra de DEUS está escrito que aquele lenço que foi colocado sobre a face de JESUS, não foi apenas deixado de lado como os lençóis no túmulo.

Bem cedo pela manhã de domingo, Maria Madalena veio à tumba e descobriu que a pedra havia sido removida da entrada. Ela correu e encontrou Simão Pedro e outro discípulo, aquele que JESUS tanto amara e disse ela: "Eles tiraram o corpo do Senhor e eu não sei para onde eles o levaram". Pedro e o outro discípulo correram ao túmulo para ver. O outro discípulo passou à frente de Pedro e lá primeiro chegou. Ele parou e observou os lençóis, mas ele não entrou. Então Simão Pedro chegou e entrou. Ele também notou os lençóis ali deixados, enquanto o lenço que cobrira a face de JESUS estava dobrado e colocado em um lado.

Para poder entender a significância do lenço dobrado, você tem que entender um pouco a respeito da tradição hebraica daquela época. O lenço dobrado tem que a ver com o Amo e o Servo; e todo menino Judeu conhecia a tradição. Quando o Servo colocava a mesa de jantar para o seu Amo, ele buscava ter certeza em fazê-lo exatamente da maneira que seu Amo queria. A mesa era colocada perfeitamente e o Servo esperaria fora da visão do Amo até que o mesmo terminasse a refeição. O Servo não se atreveria nunca tocar a mesa antes que o Amo tivesse terminado a refeição. Se o Amo tivesse terminado a refeição, ele se levantaria, limparia seus dedos, sua boca e limparia sua barba e embolaria seu lenço e o jogaria sobre a mesa. Naquele tempo o lenço embolado queria dizer: "Eu terminei". Se o Amo se levantasse e deixasse o lenço dobrado ao lado do prato, o Servo não ousaria em tocar a mesa porque o lenço dobrado queria dizer: "Eu voltarei!" Ele está voltando! O recado nos foi dado claramente!